fbpx

Newsletters

KPI Talks: É só o começo

Em meio às árvores sólidas que indicam uma resistência ao acaso secular, lhe escrevo do Canadá para conversarmos sobre tecnologia.

Cheguei de San Francisco a poucos dias, estou sempre conectado com o Vale do Silício, minhas experiências lá foram marcantes e eu sinto uma vontade egoica de estar por perto, acompanhando o que acontece.

Sou um apaixonado por tecnologia sem What’sApp, aqui no Canadá pouco se utiliza a ferramenta e nos Estados Unidos também.

Não devemos confiar simplesmente na nossa própria visão do mundo, isso é tanto válido para empreendedorismo quanto para os investimentos.

O Vale do Silício é o lugar das novas fortunas em erupção, quem quer ficar de fora?

O surgimento dos movimentos liberais e democráticos da Califórnia remontaram o nacionalismo característico americano em busca de um mundo aberto e compartilhado (ainda assim…controlado).

A região que era uma importante base industrial bélica e aeroespacial continua viva com importantes indústrias nestas áreas. Mas o que mais cresceu foi a digitalização, desde a entrada dos sistemas agregando software ao hardware no passado e presente, até a digitalização e o atual big data.

Sem esperarmos, nossas telas tornaram-se telas de smartphones ultra potentes, sem chances para o seu Pentium II. Hoje portamos no nosso bolso a maior ferramenta de comunicação inventado pelo homem, ainda há se provar…

Quanto vale este mercado?

Estimativas são de que a internet é um mercado de 5 trilhões de dólares, enquanto os smarthphones 355 bi de dólares e computadores $478 bi… 5G chegando…

Falo de trilhões. O valor de mercado da Apple, uma empresa varejista na minha opinião (quem nos acompanhou assistiu muito dinheiro subindo com a alta da empresa neste ano) possibilitou o surgimento de uma verdadeira montanha de Startups e empresas de tecnologia, desde provedores de serviços para outras empresas de tecnologia, a aplicativos e etc…

Este setor fez novos milionários no mercado de capitais. É sempre arriscado ser um milionário.

Se Peter Lynch fez fortuna para os cotistas do fundo que ele gestionara investindo também em empresas crescentes do setor de tecnologia no boom da internet, provando ao mundo que qualquer um poderia ter ganhos expressivos na bolsa sem depender de uma assessor de investimentos. Hoje continuamos a questioná-lo. O trabalho é grande por aqui, vemos setores promissores, mas preferimos ser sempre prudentes, o que é um tanto quanto incomum.

Afinal, para a maioria da população, dinheiro é sempre uma coisa muito difícil de conseguir e fácil de se perder…


Nossas melhores ideias de finanças estão gerando resultados.


Quando o lendário frugal Warren Buffett investiu na Apple e na Amazon, mostrou uma grande fraqueza sua e logo a admitiu. O desconhecimento de algo pode fazer você perder oportunidades gigantes de ganhos expressivos ao longo dos anos, até as pessoas mais experientes são sujeitas a isto. É fato.

Estou acompanhando com certa proximidade o setor de tecnologia americano, já que uma parte do meu portfólio tem está alocação, mas tenho severas preocupações com a nova bolha das Startups… falarei mais sobre isso logo.

Ao mesmo tempo que tenho motivos para mostrar para vocês as chances de ganhar muito dinheiro com ações do setor de tecnologia nos EUA, quero previnir você de evitar algumas empresas super-valorizadas, caras na minha opinião, ou que podem representar um risco grande de alocação.

Complemento a visão do oráculo Peter Linch dizendo: Não invista na sua marca preferida sem saber como esta a saúde financeira dela.

O setor de tecnologia tem proporcionado uma verdadeira revolução mundial.

Nos EUA, taxa de desemprego mínima. Tive conversas por lá, a economia continua forte. Esta semana teve JP Morgan com resultado recorde e BlackRock acima do esperado, Bank of America com resultado positivo, cerca de 90% das empresas entregaram resultados acima do esperado. As empresas estão realmente bem ou os analistas que estavam mais pessimistas com a economia norte-americana?

No Brasil, Selic baixa já é uma realidade, sim, você está só começando a ouvir falar em bolsa, sem pautas maiores para os não assinantes, continuamos nossa tendência de alta.

Um abraço,
Marcelo