fbpx

Newsletters

KPI Talks: A melhor oportunidade disfarçada

[KPI] Chegou a hora em que o esperto perde a razão.

Caro leitor,

Alguns jovens estão ricos com o que aconteceu.

Nada do que foi visto recentemente supera seus ganhos.

Olhada a história, em termos de ganho, quase tudo ficou para trás, mas até um certo ponto…quando tudo desabou.

Nas telinhas, em poucos caracteres uma foto destaca a mansão, o carrão, o relógio de 100k e uma oferta de dinheiro fácil, lastreada em nada!

É claro! Perder tudo pode ser justificado, pois ninguém ao menos perguntou, nem checou o que havia por trás de uma oferta de dinheiro fácil.

O que foi? Quanto ganhou? Como faço?

Perguntas erradas!

Você há de convir comigo que o trabalho contínuo remunera muito melhor do que as expectativas depositadas em apostas, que quase nunca se realizarão.

Eu não sei o que há com o ser humano, pois quando o assunto é dinheiro rápido aquilo soa quase como um estalo nos ouvidos do interlocutor (muitas vezes despreparado no tema de finanças ou investimentos).

Mas aquilo desperta a sua atenção, o sangue corre mais rápido, os olhos ficam atentos, a respiração ligeiramente acelerada.

A melhor oportunidade pode estar disfarçada.

Warren Buffett, o bilionário frugal que guardava moedas, buscava oportunidades e comprava ações, comprou o seu carro usado e mora na mesma casa há anos. Ele construiu um castelo nos seus mais de 60 anos de trabalho e doou boa parte de sua fortuna aos seus amigos para Bill e Melinda Gates para assim contribuir na luta contra o câncer.

Você percebe a diferença?

Não combina.

Propostas de dinheiro rápido e fácil sempre atraíram, sempre existiram e vão continuar existindo, mas acreditar sem checar não combinada.

O primeiro filtro que você deve aplicar é: Eventos que deixam alguém rico rapidamente são tão incomuns quanto uma série de tornados nas praias do Brasil. E mais, não quero dizer que eles não ocorram, mas são incomuns, e o fato de serem incomuns proporciona que quando ocorram terminem tão rápido quanto foi o seu início.

Para alguns o evento é triste, para outros é surpreendente, para outros é vida que segue…mais uma aleatoriedade da vida.

Quase todo mundo tem aquele sonho de ficar rico rapidamente e eu geralmente digo que isso não existe, salvo excessão. FAT TAILED, ou os eventos estatísticos de cauda longa, mais conhecidos como eventos extraordinários, quase inesperados, excessões nas distribuições estatísticas.

A melhor oportunidade muitas vezes está disfarçada de consistência e busca.

Então siga. Pois é nessa hora em que o esperto perde a razão, pois acreditou em promessas de dinheiro fácil e ficou com o problema na mão.

Melhores oportunidades e estratégias existem, o que não vale é você acreditar em tudo o que vê.

Um abraço,
Marcelo